sabão - significado y definición. Qué es sabão
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Qué (quién) es sabão - definición

LIMPEZA
Detergentes; Sabão Azul e Branco; Azul e Branco; Sabão de Marselha; Sabão de Alepo; Sabão Alep; Sabão Marselha; Azul e branco; Sabão azul e branco; Detergente líquido; Sabão em pó; Sabão de coco

Sabão         
m.
Composição, que resulta de acção da potassa e da soda em corpos gordurosos e serve para lavagem.
Fam.
Censura, remoque; lembrete.
Árvore brasileira e de San-Thomé, ("sapindus saponaria").
O mesmo que "mandrião", ave.
(Do lat. "sapo", "saponis")
Sabão         
m. Burl.
Grande sábio. Cf. Castilho, "Sabichonas", 284.
sabão         
sm (lat sapone)
1 Substância detergente, usada com água para lavar roupa, utensílios, superfícies etc., obtida pelo tratamento de uma gordura com um álcali e consistindo essencialmente nos sais de sódio ou potássio dos ácidos contidos na gordura.
2 Pedaço dessa substância solidificada.
3 Quím Qualquer sal metálico de ácido derivado de gordura.
4 Farm Qualquer composto resultante da combinação de um ou mais ácidos graxos ou seus equivalentes, com um álcali; é levemente antiácido e anti-séptico; e empregado em linimentos, enemas e na fabricação de pílulas.
5 Descompostura, repreensão; sabonete.
6 Bot Árvore sapindácea (Sapindus divaricatus).
7 Ornit V mandrião.
8 Rocha meio decomposta, que forma o subsolo de alguns pontos do Nordeste do Brasil.
9 Ictiol O mesmo que badejo-sabão (Rypticus saponaceus)
S.-de-macaco: V sabão-de-soldado
S. de potassa:
sabão de consistência semifluida, feito comumente com potassa, e usado principalmente em sabões líquidos, para misturar com sabões duros, e em Medicina
S. de soda: sabão feito com soda cáustica ou barrilha
S.-de-soldado: o mesmo que sabão, acepção 6
S. dos filósofos, Alq: o mercúrio
S. dos vidreiros: substância (geralmente bióxido de manganês), usada na fabricação de vidro para remover-lhe a cor verde provocada pelos sais de ferro
S. medicinal: qualquer sabão que contenha ingrediente curativo ou desinfetante
S. vegetal: bagas da saboeira-legítima usadas para lavagem de roupa, na Índia e na Malásia. Mandar lamber sabão: pedir que não aborreça
Passar um sabão: censurar, repreender.
sm (sábio+ão2) Hum Grande sábio.
sm Dança gaúcha do gênero do fandango.

Wikipedia

Sabão

O sabão é um produto tensoativo usado em conjunto com água para lavar e limpar. Sua apresentação é variada, desde barras sólidas até líquidos viscosos, e também pó. Difere do sabonete quanto à destinação de uso: o sabão é destinado a necessidades de limpeza mais intensas, enquanto o sabonete é um sabão nobre visando evitar danos à pele, com menor poder de limpeza.

A reação química que produz o sabão é conhecida como saponificação: a gordura e as bases são hidrolisadas em água; os gliceróis livres ligam-se com grupos livres de hidroxila para formar glicerina, e os iões livres de sódio ligam-se com ácidos graxos para formar o sabão. O sabão tem mais álcalis livres em sua composição do que os sabonetes, consequência de levar mais soda cáustica/barrilha/bicarbonato do que gordura no processo de fabricação.

O sabão em pó foi produzido pela primeira vez em 1946, como forma de facilitar a lavagem de roupas, que até então, era feita com sabão em barra. A princípio, não deu certo, devido às interações químicas entre o sabão e os íons da água dura. A média anual de consumo de sabão em pó, per capita, é de: 3,65 kg no Brasil; 4,26 kg na América Latina como um todo; 5,47 kg nos Estados Unidos; e 8,4 kg na Europa como um todo.

Apesar do nome, o mais correto é chamá-lo de detergente em pó, e não de sabão em pó, devido à composição química diferente: detergentes e sabões funcionam da mesma forma, mas sabões são sais de ácidos carboxílicos, enquanto detergentes não o são. Isto deve-se à origem de cada um: os sabões são produzidos a partir de óleos e gorduras vegetais ou animais, enquanto os detergentes são derivados do petróleo. Os detergentes têm poder de limpeza maior, mas agridem mais a pele, dado que retiram inclusive a gordura das mãos de quem o utiliza.